terça-feira, 26 de março de 2013

Protozoários

  • Habitam diferentes tipos de ambiente:
- Água
- Solo
  • Vivem:
-Livres
-Parasitando
-Por comensalismo
-Por mutualismo

Quando as condições de vida se tornam desfavoráveis, os protozoários de água doce podem adotar a forma de cisto;ou seja, duminuem de volume, perdem organelas e formam uma casca resistente. Se as condições voltam a ser favoráveis, o animal dissolve o cisto.
  • Locomoção:
- Flagelos
- Cílios
- Pseudópodes
- Sem meio de locomoção (parasitas)


Reino Fungi

  • Características: 
- Eucariotos (leveduras) ou multinucleados (fungos filamentosose bolores).- Heterotróficos por absorção (não tem cloroplasto).
- Digestão extacelular
  • Modo de vida
- Vida livre
- Parasitas (patogênicas) : plantas (ferrugens) e animais (micoses)
  • Suas células são chamadas hifas, estas, não formam tecidos, formam pseudotecido (micelio), que seria o corpo do fungo.

As bactérias e a saúde humana

As bactérias são agentes de várias doenças, como algumas a seguir: 
  • Botulismo:

Causado pela ingestão de alimentos contaminados com a bacteria anaeróbia Clostridium botulinum, que produz uma toxina letal ao ser umano que deve ser tratada imediatamente.
Para previnir essa doençã devemos ter cuidado ao acondicionar os nossos alimentos para evitar contaminação, e evitar consumir alimentos contidos em latas estufadas, pois estas podem estar contaminadas.
  •  Coqueluche:
 Causado pela inalação de ar contaminado pela bactéria Hemophilus pertussis, que causa infecção na vias respiratórias. Para prevenção desta doença, deve-se tomar a vacina
  • Difteria
Doença transmitida por gotículas de saliva contaminadas pela bactéria Corynebacterium diphteriae, que causa infecção de faringe, o que pode atingir os brônquios, causando asfixia e morte. A doença só pode ser evitada por meio da vacinação


Reino Monera, resumindo

  • Caracterisicas: todos os seres unicelulares e procariontes (não possuem carioteca). Seres que compoem o reino: bactérias e cianobactérias
  •  Os seres vivos do reino monera podem ser divididos em heterotroficos (decompositores e parasitas, realizam fermentação ou respiração) e autotroficos (realizam quimiossíntese ou transformação de bacteriorrodopsinas em ATP); anaeróbios (obrigatorios ou nao) e aeróbios. O citoplasma destes seres vivos possui como organela celular apenas os ribossomos, e nucleóides que contém o DNA. 
  • A reprodução os monera:
- Conjugação: duas bactérias se unem e forma-se uma ponte citoplasmatica sobre elas, umas delas (reconhecida como se fosse o macho) duplica parte de seu DNA e doa para a outra célula (fêmea).
-Tranformação: uma bactéria absorve moléculas de  DNA disponíveis no meio e os genes contidos nessas moléculas passam a conferir novas características a essa bactéria.
-Transdução: transferência d genes de uma bactéria para a outra por intermédio de vírus


Reino Protoctista - As algas e os protozoários



O Reino Protoctista é constituído pelas algas e protozoários, seres vivos que habitam ambientes aquáticos, ou úmidos, e com algumas espécies parasitas. Estes seres têm várias origens evolutivas distintas (Reino polifilético). De forma geral, os organismos eucariontes que não se encaixam adequadamente nos Reinos Fungi, Plantae e Animalia, são classificados como pertencentes a este Reino.

Não obstante, pode-se destacar a multicelularidade como sendo uma apomorfia  importante do grupo (constitui o primeiro passo no que diz respeito ao surgimento de tecidos verdadeiros). 

Vírus





Os vírus não estão incluídos em nenhum dos cinco reinos devido as suas características particulares. pelo fato de serem acelulares, ou seja, não são formados por células, muitos autores não os consideram como seres vivos.

Archaea ( classificação)





Note que Archaea não está em posição de originar Bacteria. Todos derivam de um mesmo ancestral comum, representado pela cor amarela. Muitos estudos concluíram que as Archaea tem características sim de Eukarya e também de Bacteria, porém não deixam de ter características únicas, peculiares. Por isso estão em grupo separado dos demais e atualmente recebem esta nomenclatura apenas. Algo que ainda não foi totalmente esclarecido acerca deste domínio, é o motivo de serem extremófilas (e como suportam?), ou seja, viverem em condições adversas extremas (altíssimas temperaturas, salinidade extrema, pH, entre outros meios).
Sempre tentando “arrumar” a classificação, os cientistas subdividiram este domíno em cinco filos: Crenarchaeota,Thaumarchaeota, NanoarcheotaEuryarchaeota e Korarchaeota

Reino Monera ( diferenças)



No Reino Monera considera-se inclusos os organismos vivos procariontes, ou seja: sem carioteca. 

Entretanto, essa classificação está cada vez mais em desuso, uma vez que análises mais profundas foram feitas, percebendo-se que esses indivíduos poderiam ser divididos em dois reinos distintos (o mesmo aconteceu com os protistas). 

Assim, integrantes do Reino Monera passaram a ser considerados os reinos Archaea e Bacteria, sendo os outros seres vivos divididos nos reinos Animalis, Fungi, Plantae, Archezoa, Protista e Chromista – os três últimos englobam os organismos que eram pertencentes ao reino Protista. Essa classificação é chamada de sistema de oito reinos. 


Reino Monera



Reinos


O ramo da Biologia que estuda o reino animal é a Zoologia.Todos os animais são eucariontes, pluricelulares e heterotróficos. Diferentemente das plantas, grande parte desses organismos tem capacidade de locomoção, permitindo de forma eficiente sua distribuição nos mais diversos ambientes. Outra informação relevante é que apenas neste reino são encontrados tecidos nervosos e musculares.

Anagênese e Cladogênese


A anagênese  é a evolução progressiva de espécies que envolve uma mudança na frequência genética de uma população inteira .Quando um número suficiente de mutações atingem a fixação numa população de tal maneira que existe uma diferença significativa em relação à população ancestral, uma nova espécie pode ser designada. Portanto, a população vai se modificando gradativamente, em função de continuas alterações nas condições ambientais, o que resulta em uma população tão diferente da original que pode ser considerada uma nova espécie.


A cladogênese corresponde a um processo evolutivo que gera ramificações nas linhagens de organismos ao longo de sua história evolutiva e implica obrigatoriamente em especiação biológica. Portanto, as novas espécies se formam por irradiação adaptativa, isto é, a partir de grupos que se isolam da população original e se adaptam a diferentes regiões. Depois de longo tempo de isolamento , as populações originam novas espécies.

Evolução


Evolução,no ramo da biologia, é a mudança das características hereditárias de uma população de uma geração para outra. Este processo faz com que as populações de organismos mudem ao longo do tempo. Do ponto de vista genético, evolução pode ser definida como qualquer alteração na frequência dos alelos de um ou um conjunto de genes, em uma população, ao longo das gerações. 

Nomenclatura Científica


Nomenclatura é a atribuição de nomes (nome científico) a organismos e às categorias nas quais são classificados.
O nome científico é aceito em todas as línguas, e cada nome aplica-se apenas a uma espécie.

Taxonomia - Teoria

1.Definição : Taxonomia é a ciência que classifica os seres vivos. Também chamada de “taxionomia” ou “taxeonomia”, ela estabelece critérios para classificar todos os animais e plantas sobre a Terra em grupos de acordo com as características fisiológicas, evolutivas e anatômicas e ecológicas de cada animal ou grupo animal.

Taxonomia


Um video bem bacana para conseguir lembrar de toda materia !