Os vírus não estão incluídos em nenhum dos cinco reinos devido as suas características particulares. pelo fato de serem acelulares, ou seja, não são formados por células, muitos autores não os consideram como seres vivos.
Sua estrutura é muito simples são formados por dois componentes principais: a parte central, onde se encontra o material genético viral, que pode ser DNA ou RNA, associado a uma capa protéica chamada capsídio.
Por não serem formados por células e não possuírem organelas celulares que lhes permitem a realização das atividades de um ser vivo, os vírus para conseguirem sobreviver devem obrigatoriamente parasitar as células de diversos organismos, sendo por isso chamados de parasita intracelular obrigatório.
Durante a replicação os vírus produzem novas cópias de si mesmos. Essa replicação só ocorre dentro de outras célula viva.
O vírus fixa-se na membrana celular e injeta seu material genérico no interior da célula. O material genérico celular é destruído e o DNA viral se multiplica, com isso proteínas necessárias para formação de novas cápsulas virais são produzidos e montadas no interior da célula hospedeira, assim novos vírus são formados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário